Você está em: Página Inicial > Unimed Vale do São Francisco > Dicas de Saúde

Alguns esclarecimentos sobre a febre alta

Por que temos sensação de frio durante a febre se nossa temperatura está alta?

Durante um processo infeccioso, o nosso centro de controle de temperatura fica desregulado. Isso faz com que o cérebro interprete que o corpo está frio e assim começa a produzir calor, com a finalidade de esquentar o corpo. Neste momento, a sensação é de frio e sentimos tremores e calafrios, que são maneiras de produzirmos calor. Quando a temperatura atinge um ponto que o cérebro interpreta como normal, começamos a ter sensação de calor. Quando o centro de controle de temperatura volta a se regular, lançamos mão de mecanismos para perder calor, como o suor.

Febre pode causar convulsão?

Não é a febre que provoca a convulsão, mas a velocidade com que a temperatura sobe. Se o processo é muito rápido, algumas crianças predispostas, na faixa etária de 6 meses a 6 anos, podem ter a chamada convulsão febril, que é um quadro benigno e que não deixa seqüelas. Apesar disso, é evidente que qualquer quadro convulsivo deve ser investigado tão logo quanto possível.

Temperaturas mais elevadas são associadas a doenças mais graves?

 Não existe esta associação. Normalmente as crianças têm mais episódios febris que os adultos e com temperaturas mais elevadas, mesmo em quadros benignos ou auto-limitados. Uma febre mais baixa, porém persistente, pode também indicar uma doença. O mais importante em um quadro febril é observar como fica o estado geral da criança no período entre os picos febris. Se ela permanece ativa, alimentando-se relativamente bem, brincando, não há tanta necessidade de preocupação. Mas se, mesmo sem febre, a criança fica apática e não se alimenta, é melhor procurar o pediatra assim que possível.

 Voltar ao Índice de Dicas

    Site desenvolvido por Juarez Neto - www.juarezneto.com.br