Você está em: Página Inicial > Unimed Vale do São Francisco > Dicas de Saúde

Dicas de ginástica laboral

Ter uma vida ativa, ao menos nos finais de semana, ajuda a combater os efeitos do sedentarismo. Portanto exercite-se sempre que possível e tente se alimentar de maneira adequada e saudável. Bom trabalho.

Exercícios de alongamento básicos, como você fazia na escola antes de começar a educação física, são os mais indicados para você realizar sozinho sem a necessidade de um acompanhamento profissional.

1. Antes de se levantar da cadeira para começar o alongamento, repare na forma que você está sentado. É a mais cômoda ou deixa alguma parte de seu corpo mais tensionado do que outras posturas? Desta forma você pode identificar sozinho a razão daquela dorzinha nas costas.


2. Já levantado, vamos começar com um espreguiçar tentando alongar a maior parte do seu corpo, usando braços, costas, pernas e pescoço. Se aparecer um bocejo, não se preocupe, faz parte do relaxamento de seu corpo depois de horas de tensão.


3. Depois de uma boa espreguiçada, comece o alongamento pelos dedos fazendo o exercício do piano, movimentando todos os seus dedos para cima e para baixo. Agora feche o punho com força e depois abra, alongando o máximo possível, umas 10 vezes.
Alongar os punhos também é fácil, basta com uma das mãos segurar o outro punho para baixo (fazendo como um padre dá a mão para ser beijada). Tente forçar o máximo para baixo. Depois force o mesmo pulso ao contrário, agora com a ponta dos dedos para cima, usando a outra mão para intensificar o esforço. Repita com o outro pulso.
Após esse exercício chacoalhe as mãos deixando os dedos e pulsos bem relaxados.


4. Para os braços, entrelace os dedos à frente de seu peito e curve as costas fazendo uma concha. Repita o mesmo exercício entrelaçando os dedos para trás, desta vez expandindo o peito.


5. Um bom exercício para as costas é o de ir enrolando o tronco de forma lenta para baixo, fazendo com que seus dedos das mãos encostem em seu pé. A volta tem de ser feita da mesma forma, desenrolando de forma lenta deixando a cabeça por último.

 

Fonte: Webinsider

 Voltar ao Índice de Dicas

    Site desenvolvido por Juarez Neto - www.juarezneto.com.br